segunda-feira, 30 de março de 2009

Photographers: Richard Avedon

Richard Avedon, nascido em 1923 em Nova Iorque, alcançou grande notoriedade com as suas fotografias de moda, em que expressava visões de um mundo de imagens vivo e natural. Deixou de tirar fotografias no seu estúdio e levou os modelos para as ruas de Paris, cafés e espectáculos. A fotografia Dovima com Elefantes, Vestido de Noite de Dior, Circo de Inverno, Paris 1955 é a mais conhecida de Avedon e certamente uma das mais invulgares do autor. É rica em contrastes e simultaneamente, é uma expressão de elegância indescritível. Esta fotografia marca o início de uma nova era na fotografia encenada.

As fotografias de moda de Avedon, que foram diminuindo de forma regular ao longo dos anos e que durante os anos setenta se tornaram semelhantes aos retratos do artista, transformaram-se na norma-padrão para toda uma geração de fotógrafos.
As suas telas fotográficas de grande formato tornaram-se um novo marco miliário na história da fotografia. Entre outros, criou retratos de membros da "Warhol Factory", dos "Chicago Seven", da "Ginsberg Family" e do "Mission Council".

Mais recentemente, tirou fotografias da nobreza italiana, onde fez uso, pela primeira vez das possibilidades das colagens de imagens.
Avedon era considerado um dos melhores fotógrafos vivos, até que morre a 1 de Outubro de 2004 (ano em que é fundada a Richard Avedon Foundation). Só na cidade de Nova Iorque, pode gabar-se de exposições no Museum of Modern Art, no Metropolitan Museum e no Whitney Museum of American Art.


Sem comentários:

Enviar um comentário